terça-feira, 8 de maio de 2012

Rua João da Mata


A rua João da Mata, vista a partir do encontro com a Vidal de Negreiros

A rua João da Mata é uma das ruas mais tradicionais de Campina Grande. Localizada bem no centro da cidade, seguindo na direção do Açude Velho, a rua combina tradição e modernidade num só lugar. Velhos e antigos casarões convivem lado a lado com modernos edífícios recentemente construídos dando ao logradouro uma beleza toda especial. Constituindo-se de uma grande reta que liga duas outras ruas importantes de Campina, a Vidal de Negreiros e a Vila Nova da Rainha, a João da Mata é hoje uma rua com forte presença comercial. Lojas de informática, consultórios médicos e empresas de serviços dão a tônica da atividade comercial do local. Elas convivem lado a lado com novos edifícios residenciais recem construídos e com as antigas e históricas residências qua ainda resistem à pressão imobilaria que toma conta de toda a região.

Nos anos 1940-50 a rua João da Mata era uma área de expansão urbana de Campina Grande, numa época onde o comércio de algodão estava em plena ascensão e a industrialização na cidade tomava corpo. Para lá se dirigiam comerciantes, exportadores de algodão, industriais e proprietários de terra. Foram eles que gradativamente ocuparam a área, delineando as feições da rua nos dias de hoje. Em busca de paz e de sossego para bem morar, foram construindo alí moradias enormes e palacetes modernos, muitos deles em pé até hoje.











No encontro com a rua Vila Nova da Rainha e com a rua Quebra Quilos, a João da Mata se aproxima da feira central de Campina Grande. De lá, podemos ver o movimento da feira, principalmente aos sábados. É gente passando pra todo lado, carros de feirantes, transportes alternativos e ônibus circulando pela região, transportando gente e produtos para a feira de Campina, uma das maiores de todo nordeste. Na mesma região se encontra também a Maternidade Elpídio de Almeida, mantida pela prefeitura, bem no encontro entre as três ruas. Na rua funcionou também, a bastante tempo, O colégio Tiradentes e a antiga e saldosa AABE, Associação Atlética Banco do Estado, associação de lazer dos funcionários do extinto Banco do Estado da Paraíba, o BEP. Curiosamente as duas instituições ocuparam o mesmo prédio, já no final da rua, próximo à maternidade, sendo que a associação bancária era bem mais antiga que o colégio. Lembro bem do local porque foi na AABE que minha turma de concluintes do CAD (Colégio Alfredo Dantas) fez a festa de conclusão do então segundo grau. Foi no final do ano de 1982, ano das primeiras eleições democráticas pós ditadura militar de 1964. Já faz um bom tempo.



















Mas quem foi João da Mata, a figura que deu nome à rua. De acordo com o blog Retalhos Históricos de Campina Grande, que já tomou como referência o livro Memorial Urbano de Campina Grande, "João da Mata Correia Lima nasceu em João Pessoa a 08/02/1830 e faleceu em Recife em 1877. Formou-se em direito em Olinda em 1852 . Foi Secretário do governo do Barão do Mamanguape, membro do Partido Conservador, foi Juiz de direito de Baturité (CE), em Campina Grande (1866/1873), em Viana (MA) e em Areia (PB) (1874). Foi chefe de Polícia em Alagoas e Deputado Provincial de 1854 a 1861. Foi também, Presidente interino da Paraíba em 1877. Era casado com Ana Gertrudes Rodrigues de Paiva". (Fonte: cgretalhos.blogspot.com).

3 comentários:

  1. Meu ilustre, visite o meu blog e por favor acrescente ao seu rol o História Esperancense. http://www.historiaesperancense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rau Ferreira.
      Já visitei o seu Blog. Excelente. E já acrescentei um link no Rainha da Borborema. Veja lá.
      Um abraço.
      Jameson Ramos Campos

      Excluir
  2. Olá,poderia dar mais informações sobre essa casa? (Sexta foto de cima pra baixo) Obrigado

    ResponderExcluir