sexta-feira, 13 de maio de 2011

De Campina Grande para... A cachoeira do pinga

Aventura e lazer nos arredores de Campina.




Uma das mais bonitas quedas d'agua da paraiba é a cachoeira do pinga. Situada no município de Matinhas, distante aproximadamente 24 Km de Campina Grande, a cachoeira escorre em pleno leito do rio Mamanguape, formada por uma série de três quedas d'agua  que variam  entre 3 e 10 metros de altura. O solo rochoso do rio e os grandes paredões de pedra que se formam em seu curso dão forma às quedas do pinga e acrescentam à paisagem um colorido todo especial. É bonito seguir o curso do rio por sobre as pedras escorregadias, sentir a água fria escorrendo entre os pés e se refrescar nas águas que caem com violência e ternura. Localizada em uma região de mata nativa bastante preservada e de serras bem íngremes, o pinga é uma beleza rara que encanta os olhos e um refúgio refrescante aos caminhantes. Para quem gosta de pegar uma trilha e banhar-se em água fria, o pinga é uma excelente pedida. Deixo com vocês algumas dicas do percurso que costumamos fazer. Geralmente vamos por Lagoa Seca, trilha mais longa, mais exigente e mais bonita.

Lagoa Seca - cachoeira do pinga:

1. O percurso: nos fazemos o trajeto geralmente em ida e volta (Lagoa Seca – pinga / pinga - Lagoa Seca) para aumentar a distância. Levamos aproximadamente 3  horas de caminhada  ou um pouco mais dependendo do rítimo e andamos algo em torno de 15km.
2. Grau de dificuldade:  como em toda a região do planalto da borborema,  a  trilha não foge às condições do relevo local. Todo o percurso é feito por subidas e descidas o que exigente bom condicionamento físico. O percurso completo é de um grau médio de dificuldade.
3. Condições do percurso: Segue-se, na maior parte do tempo, por estradas rurais que interligam sítios e pequenas  comunidades. Já perto da cachoeira,  passamos por um pequeno trecho de trilhas estreitas que contornam  uma pequena serra, descendo até o rio. O restante do trecho é feito pelo leito do rio.
4. Generalidades:  O caminho da cachoeira do pinga é de uma beleza excepcional. Região de verde ainda preservado e de pequenas propriedades rurais. Além do contato com a natureza, deve-se observar também as comunidades rurais situadas no trajeto (como o sítio Mineiro, por exemplo) e a arquitetura rural, com destaque para as casas e pequenas igrejas.  
5. Como chegar lá:  Saindo de Campina Grande pela BR 104 (conhecida como anel do brejo) até o município vizinho de Lagoa Secas, a 7km. De lá o resto do caminho é feito à pé. Quem não conhece  é bom conseguir um guia. Você pode ir também por Matinhas. O percurso é menor.

Uma curiosidade: Matinhas, município onde fica a cachoeira, é o maior produtor de laranja  do estado da Paraíba e o maior produtor de tangerina do Nordeste. A cidade realiza todo ano, no mês de novembro, uma grande e conhecida festa para celebrar a colheita.

Na última vez que estive no pinga havia chovido muito durante a semana e a cachoeira estava com um bom volume de água. Vale a pena dar uma olhadinha no velho pinga. Algumas das fotos são minhas, outras do grupo Vida Ativa.


Chegada no rio. Observem a altura. O rio fica lá em baixo


A primeira queda

           
A segunda



 
A maior das quedas vista de lado



 
Curtindo a cachoeira depois da caminhada




Beleza exuberante







17 comentários:

  1. adoro minha cidade campina grande e tbm trilhas rurais e cachoeiras por isso to comentando nessa postagem e neste blog espero que possam seguir meu blog tbm

    ResponderExcluir
  2. Olá sabe me informar se é possível acampar por lá, se tem lugar que se possa fazer camping?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só é legal fazer a trilha no inverno, quando o rio tem água. A região é muito acidentada e o rio /cachoeira fica no meio de um desfiladeiro, cheio de arvores, com o leito muito pedregoso. Não é um local muito apropriado para camping não.

      Excluir
  3. Muito legal! Faço a mesma pergunta da Carla, tem algum lugar em volta dessa cachoeira, que da para fazer um camping?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só é legal fazer a trilha no inverno, quando o rio tem água. A região é muito acidentada e o rio /cachoeira fica no meio de um desfiladeiro, cheio de arvores com o leito muito pedregoso. Não é um local muito apropriado para camping não.

      Excluir
  4. pode explicar mais detalhadamente como eu posso chegar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri. O melhor é ir por Matinhas. É mais perto. Logo na entrada da cidade é bom perguntar. Todo mundo informa o caminho. Não é difícil. Mas tem que ir em época de inverno quando o rio está cheio.

      Excluir
  5. Olá, sou de Campina Grande e gostaria de levar a minha família a esta cachoeira...mas tenho uma criança especial e que se locomove com um pouco de dificuldade...então qual o percurso mais próximo para este lugar e qual o tempo médio para chegar...além disso, próximo a cachoeira há algum restaurante, banheiro, coisas assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é ir por Matinhas. É mais perto. Logo na entrada da cidade é bom perguntar. Todo mundo informa o caminho. O trecho até a cachoeira é bastante acidentado. Fica no leito de um rio e, para chegar até lá, a descida é muito rigorosa e o trecho até o local de banho é longo e dificultoso.

      Excluir
  6. Oi, Jameson! Vale a pena ir a Cachoeira, para conhecer o local, nesse período de fevereiro/março?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanny. É bom se informar sobre as chuvas na região. O pinga só tem água nos períodos de chuva (inverno). Mais provável entre os meses de maio e julho. Mas é bom ver o tempo.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Oi Rayane, É bom se informar sobre as chuvas na região. O pinga só tem água nos períodos de chuva (inverno). Mais provável entre os meses de maio e julho. Mas é bom ver o tempo.

      Excluir
  8. Oi Jameson boa noite, estou pensando em ir nas minhas férias no mês de Junho, é possível ir de carro? Se der para ir de carro até um certo ponto quantas horas de caminhada até a cachoeira?

    ResponderExcluir
  9. Oi Júnior. Se estiver chovendo bem na região a cachoeira pega água e vale a pena. Vo deve ir até Matinhas. De lá se informa sobre o caminho. O trecho até a cachoeira é bastante acidentado. Fica no leito de um rio e, para chegar até lá, a descida é muito rigorosa e o trecho até o local de banho é longo e dificultoso.Leva-se um bom tempo e exige boa condição física. Mas vale muito a pena
    Bom passeio.

    ResponderExcluir
  10. você conhece algum guia ou algo do tipo. Para ir até está cachoeira ????

    ResponderExcluir
  11. Oi Giuliano. Eu Não conheço. De vez enquando vamos até lá. Principalmente quando tem muita água. Mas entre no site da prefeitura de Matinhas, pegue números de telefone e acho qua dá certo.

    ResponderExcluir