domingo, 29 de abril de 2012

Praça Alfredo Dantas: paz e sossego no centro de Campina

A nome da praça é uma homenagem ao tenente Alfredo Dantas que fundou em Campina, em 1919, o Instituto Pedagógico, hoje Colégio Alfredo Dantas, a mais antiga escola privada do município.


Vista frontal da praça. A Barão do Abiaí, à esquerda, e a Maciel Pinheiro, ao fundo, à direita


Localizada bem no centro comercial de Campina Grande e respirando o agito nervoso da cidade, a praça mais parece um refúgio, um oásis no meio do deserto urbano de concreto. Cercada de lojas comerciais, bancos, bares e restaurantes, asfalto e carro por todo lado, a praça parece, à primeira vista, sufocada pelo caos urbano. Mas não é bem assim. Quando você entra na praça e senta em um banquinho à sombra das árvores, o tempo parece diminuir o rítimo, a agitação parece mais lenta, o ar circula mais fresco, a cidade parece mais bela. A praça é um lugar adequado ao descanso. Bom pra esfriar o calor do dia, relaxar entre uma compra e outra, para ver o tempo passar ou simplesmente namorar. 








A praça foi construída no formato de triângulo, atendendo a uma tendência da expansão urbana no local. Campina foi crescendo no sentido do que hoje é o bairro da conceição e da Palmeira, as casas iam sendo construídas de um lado e do outro e a praça ia se delineando, meio sem querer, como um terreno baldio triangular. Ao lado do terreno, que depois virou praça, funcionava bem antigamente um dos tradicionais hotéis de Campina, o Hotel Regina, posto abaixo bem depois para construção de uma agência bancária. 














O tenente Alfredo Dantas Correia de Góes que "emprestou" seu nome a praça, nasceu em Teixeira, no interior da Paraíba, em 1870, e faleceu em 1944. Ele era filho do médico Manoel Dantas Correia de Góes que foi presidente interino da Paraíba em 1889. Tenente reformado do Exército, Alfredo Dantas fundou, em 1919, o Instituto Pedagógico, que se destinava ao ensino dos cursos primário e secundário para ambos os sexos. Em 1944, o Instituto passou a se chamar "Ginásio Alfredo Dantas", que foi a base para o atual CAD, Colégio Alfredo Dantas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário