quinta-feira, 31 de maio de 2012

Roldão Mangueira volta ao velho açude

Campina Grande experimentou o que nem Roldão Mangueira conseguiu realizar: caminhar sobre as águas do Açude Velho.



Em 1980 o lider da seita "Os Borboletas Azuis", Roldão Mangueira, em um delírio profético, prometeu que iria caminhar sobre as águas do Açude Velho, a exemplo do que havia feito Jesus Cristo. A sua intenção com o gesto era provar que o fim do mundo estava perto, que a grande catástrofe aconteceria naquele mesmo ano, e que o seu povo seria o eleito e estaria salvo. Roldão Mangueira terminou não atravessando o açude e o mundo, como ficamos sabendo depois, não acabou sob a ação do fogo e da chuva. Não se sabe ao certo o que teria impedido o profeta Roldão de andar sobre as águas do Açude Velho. Dizem que os bombeiros o impediram de entrar nas águas quando tudo já estava pronto. Dizem também que ele sumiu, desapareceu no fatídico dia, não se sabe ao certo porque. O certo é que ele não andou sobre as águas, mas deixou no ar um certo mistério em torno do não feito. 

Pois bem. Exatos 32 anos depois e com o mundo resistindo à sua extinção, a população de Campina Grande pode experimentar aquilo que nem o profeta conseguiu fazer: caminhar sobre as águas do Açude Velho. E isto foi possível graças à ação de um novo profeta, o artista plástico e professor Jarrier Alves. Jarrier construiu uma ponte de 150 metros cuzando de um lado a outro o Açude Velho. Toda construída em material reciclado colhido nos lixos de Campina, madeira, cordames e pelo menos 8 mil garrafas de plástico, a instalação serviu para alertar a população da necessidade de se cuidar melhor do lixo urbano e, ao mesmo tempo, homenagear o antigo profeta campinagrandense nos 32 anos daquilo que seria o seu maior feito: caminhar sobre as águas do velho cartão postal de Campina. E a população aproveitou para curtir uma de profeta e caminhar sobre as águas calmas do açude, sob o olhar vigilante do Corpo de Bombeiros.

















Roldão Mangueira foi o lider da seita messiânica "Os Borboletas Azuis" que teve o seu período mais ativo entre os anos de 1970 e 1980. Roldão pregava que o mundo seria destruído exatamente no dia 13 de maio de 1980. Ele afirmava com segurança que uma enorme bola de fogo iria cruzar o céu, que o sol iria girar três vezes consecutivas e que um trovão ensurdecedor iria ecoar por toda a Serra da Borborema. Em seguida, segundo ele, choveria ininterruptamente por 120 dias, acabando por completar a extinção do mundo. Apenas os fieis da seita, seguros em sua Igreja, seriam salvos. A seita tinha sua sede no bairro do Quarenta, num igrejinha chamada "Casa de Caridade Jesus no Horto". Trancados na sede os fieis, depois de acumularem gêneros alimentícios em abundância, esperariam o fim do mundo em segurança.


 Roldão Mangueira. Foto: Junot Lacet/DB/D.A Press


Últimos remanescentes da seita. Foto: rededenoticias.com


9 comentários:

  1. lembro bem deste maluco que falava que iria atravessar o açude velho, eu morava em santa rosa e ele não gostava do frei Damião, cara faz muito tempo eu tinha apenas 11 anos e hoje em Brasília tá bem melhor kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Roldão queria cruzar o açude. Mas não deu. Continue acessando o Rainha da Borborema.
      abraço.

      Excluir
  2. Excelente artigo professor Jamerson! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Tony Tomaz

    Srs. Do ponto de vista ecológico foi uma atitude louvável, já do ponto de vista historiográfico foi lamentável. Roldão jamais falou em atravessar o açude. tenho a versão oficial dos "borboletas".

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lembro-me muito bem, em 1980 eu tinha 16 anos. Eu morava no Bairro Centenário, estudava a 8ª série no Colégio Estadual da Liberdade. Desde 1985 estou em Porto Alegre-RS. Estou há 32 anos fora de minha Campina Grande, sem nunca mais ter retornado.

    ResponderExcluir