terça-feira, 19 de abril de 2011

Bares e boemia na Campina Grande de ontem e de hoje


Bronx Bar


Albert Camus, no monólogo “A queda”, dizia muito apropriadamente pela voz de Jean-Baptiste Clamance, bebedor de Amsterdam, que “uma forma cômoda de se travar conhecimento com uma cidade é procurar saber como se trabalha, como se ama e como se morre”. Sem muitas pretensões, acho que poderíamos complementar essa frase de efeito de Camus. Não seria demais dizer que, para se entender uma cidade, é preciso saber como nela se trabalha, se ama, se morre e, também, como nela se bebe. Pensando nisso, resolvi escavar a memória e fazer uma lista dos bares que fizeram e fazem até hoje a história de Campina Grande. Um percurso etílico para travar conhecimento com essa cidade. Você pode nos ajudar nessa empreitada boêmia. Veja a lista e contribua.

Os Bares:- Galeto, Boião, Aplauso, Barroco, Visual, Buracão, O Canecão, O Porão, Cave, Chopinho, Psiu, Babusca, Prive, Papai Noel, Nossa cervejaria, 2001, 2002, Chope do Alemão, Malibu, Paulu’s, Caldo do peixe de Rostan, Bar do Caldo do Peixe de seu Ferreira, Bar da moela, Refavela, Beco 31, Genival, Luiz do Peixe, Dr. Chope, Bar do Cuzcuz, Bar do Brito, Tia Eulâmpia, Bar da Mara, Agamenon, Bar de Anacleto, Ferro de engomar, Q’doca, Baixinho, George, Bar do Vavá, Bar e arte, Bronx, Largo da Boemia, Tenebra, UTI dos Biriteiros, Paraná, Fava do Léo e Casa do Léo, Lennon Bar, Cantinho Universitário (CU), Murão, Coreto (no Catolé), Magia do verde, Banana Beer, Bar do Queiroz (na rua Sergipe, Liberdade), Bodega bar e restaurante, Cervejaria Anel do Brejo, Salon Bar, Sandro’s bar, O matutão, Bar da Branca (em Lagoa Seca), O Lindão.

Para dançar:- Céu, Maria Fumaça, Esquina, Chariot, Boate Cartola.


28 comentários:

  1. oi... encontrei este blog através do Retalhos Histórico de Campina que eu amo e agora também me apaixonei tudo sobre Campina é lindo amo demais a minha cidade... PARABÉNS e que Deus abençoe
    ... olhando os nomes dos bares de Campina não encontrei o Bar do Peba, que funcionava ali perto da sttp, não lembra? o dono era seu Manoel Rodrigues "PEBA" a turma da caranguejo eram frequentadores a de carteirinha, hoje já falecidos os donos mas tem uma filha deles vou entrar em contato e constatar se exsite fotos. abraços e mais uma vez P A R A B È N S!

    ResponderExcluir
  2. Quem me trouxe aqui foi o bolg Retalhos Histórico de Campina Grande. Estou encantada com o que aqui encontrei. PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  3. faltou alguns dos principais bares dos anos 70 e 80, a sorvereria florida, cervejaria riviera e o famoso bar do sargento na rua joao pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Moro em Campina desde 1970, frenguei bons bares como o bar do Peba e o bar do CEBOLEIRO. Campina hoje esta carente de bons bares. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Homero.
      É verdade. Estamos realmente carentes de bons bares em Campina Grande.
      Obrigado por visitar o Rainha da Borborema.
      Um abraço.
      Jameson R. Campos

      Excluir
  5. boa tarde, o meu primeiro emprego foi no bar o canecão na odon bezerra na liberdade.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jameson,
    Muito bacana este blog, encontrei através do Retalhos Históricos.Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maerson.
      Legal. Bom que vc gostou. O blog tá meio parado, muito tempo sem publicação. Mas, depois do carnaval, vou retomar as publicações.Abração.

      Excluir
  7. Oi J. Humberto. É verdade. Muitos bares ficaram realmente de fora. Vou atualizar a lista em breve. Obrigado por visitar o Rainha da Borborema

    ResponderExcluir
  8. Por histórias que meus pais me contam, conheço o bar Bandeirantes. Que já foi onde hoje é o são braz e tambem ao lado da antiga telemar

    ResponderExcluir
  9. O Restaurante/Bar/Boate 14 Bis, que funcionava no aeroporto, teve seus momentos áureos nas décadas de 70 e 80 e acho que merece referência!

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, por favor, alguém sabe me dizer o nome daquele bar, nos anos 90 e 2000, que ficava em frente a Pirâmide do Parque do Povo que deu lugar ao bar do Tenebra?

    Grato.

    ResponderExcluir
  11. Meu grande amigo Jameson, parabéns por essa pesquisa dos bares que já existiram em Campina Grande, principalmente nos anos 80. Quem está falando é Hélio José Guedes Nobre, colega seu do Colégio Alfredo Dantas, lembra?
    Tomamos muito "quintinhos" com caldo de peixe em Rostan, lá próximo a Prefeitura Municipal.
    Íamos eu, você e Heleno, lembra?
    Um abraço para você.

    ResponderExcluir
  12. Lembro demais Hélio. Mandei um email para você. Precisamos nos encontrar para botar a conversa em dia.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo Jameson.
      Vamos nos encontrar sim para bater aquele papo e matar a saudade daqueles tempos do Colégio Alfredo Dantas e das nossas andanças pela nossa Campina Grande de outrora.
      Tempo bom que infelizmente não volta mais.

      Excluir
  13. Faltou o bar da fava na volta do Ze leal, indo pra poli, o bar do Valter na Afonso Campos.

    ResponderExcluir
  14. Senti falta da do restaurante A Choupana do Português que depois ficou sendo chamado de Miúra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o restaurante que me veio imediatamente a mente foi o Miúra!

      Excluir
  15. Frequentei muito o bar do caldo do peixe de rostand.

    ResponderExcluir
  16. Olá, prá galera da UFBB(na época) tinha o Bar de Babu onde as esposas dos professores iam dormir em casa e voltavam pela manhã seguinte e a turma na birita.

    ResponderExcluir
  17. Quem lembra de um que funcionava na rua Dr João Moura no São José (onde hoje é o mundo das plantas) em frente a casa de Vital do Rego.

    ResponderExcluir
  18. Também existia o piras bar,funcionava próximo a antiga telpa

    ResponderExcluir
  19. Também existia o piras bar, funcionava próximo a antiga telpa

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante sua pesquisa, mas eu como bom frequentador de bares q fui, não poderia deixar de registrar alguns nomes q acho q fazem parte da história campinense, e de muitos q já foram comentados e lembrados, mas vamos lá; Bar do Castelo, Toinho da cabeça de Galo,em frente a Toinho tinha um outro Bar o garçom era seu Hermirio(Venâncio Neiva)"grandes madrugadas", Bar do Sargento, Bar do Expedito, Miúra, cervejaria e bar Florida e Rubi, Brasileirinho, Sagaró do Valter,Charriot, Bar do Joca(pça da Bandeira),Lago Azul,Apertadinho do Suel(Maciel Pinheiro),Bar do Moraes e Ceboleiro, Bar do Aconchego(Chico cearense), Mamma Mia pizzaria,Canarinho(feira central),Cervejaria Coqueiral, Mourão,

    ResponderExcluir
  21. Foram bons tempos, nos divertimos com pouca grana, mas tínhamos segurança e tranquilidade pra romper as madrugadas sem temer ladrões e maus elementos!
    Saudades...

    ResponderExcluir