segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pelos becos e ruas estreitas de Campina Grande

Cavalcante Belo e o Beco dos Bêbados


 O antigo Beco tendo a rua Maciel Pinheiro ao fundo

A rua Cavalcante Belo é uma rua pequena, estreita e enladeirada que se situa bem no centro comercial de Campina Grande. Ela começa na rua Floriano Peixoto, quase em frente ao casarão de Cristiano Lauritzen, cruza a rua Barão do Abiaí, indo acabar no encontro com a rua João Alves de Oliveira, a antiga Rua dos Paus Grandes, que desagua no Ponto de Cem Réis.

A Cavalcante Belo era conhecida antigamente como o "Beco do Bêbados", numa época em que Campina Grande era repleta de becos e vielas. O nome certamente designava um espaço urbano frequentado pelos apreciadores de uma boa bebida, um espaço de convívio etílico. O beco foi um dos poucos que resistiram à ação modernizadora de Vergniaud Wanderley entre os anos 30 e 40 do século XX. Embora à epoca a vizinhança reclamasse das condições de higiene do beco, ele resistiu "como simpática recordação de pileques homéricos". (1)




 O antigo beco tendo ao fundo a rua João Alves de Oliveira






Manuel Cavalcante Belo foi sub-prefeito de Campina no início do século XX, nos tempos do prefeito Cristino Lauritzen, e coronel com patente conferida pela guarda Nacional. Contudo, "Neco Belo", como era mais conhecido, ficou famoso como um grande ícone do carnaval de Campina Grande. Foi fundador de blocos carnavalescos na cidade e grande incentivador do nosso carnaval de rua. Cavalcante Belo dá nome também a uma outra rua de Campina, a rua Neco Belo, no bairro da Liberdade. 






A Cavalcante Belo é hoje uma rua comercial, embora resistam ainda alguns edifícios residenciais e casas de moradia. O espaço é dominado principalmente pelas lojas de eletroeletrônicos e de informática. Na rua funcionou também uma filial da Livraria Cultura, nos tempos em que a livraria era grande, forte e procurava se expandir. Hoje a Cultura está de fogo morto, última das grandes livrarias que existiram em Campina Grande.

Obra citada:
(1) Véras, Cassandra Carmo de Lima. O Espelho de Narciso: uma visão histórica das transformações urbanas em CampinaGrande (1935-1945). p. 46. Disponível em < http://pt.scribd.com/doc/46677029/O-Espelho-de-Narciso >.
 

Um comentário: