terça-feira, 10 de maio de 2011

A avenida Floriano Peixoto




A Floriano Peixoto é a principal avenida de Gampina Grande e referência urbana do município. Ela corta a cidade de leste a oeste numa grande linha reta, dividindo-a em duas. É na Floriano Peixoto que se encontram alguns dos mais importantes pontos de referência histórica e cultural da cidade como a catedral, o museu histórico e geográfico de Campina Grande e o cine Capitólio. A avenida margeia ainda as duas mais importantes praças do município, a praça Clementino Procópio e a praça da bandeira, além de encontra-se em seu trajeto com o teatro Severino Cabral e o parque Evaldo Cruz (conhecido como o açude novo). Ao longo de sua história, a avenida passou por diversas reformas e ampliações até atingir a sua forma atual. O período mais significativo destas transformações ocorreu entre os anos de 1930 e 1940 do século passado, especialmente nas gestões de Vergniaud Wanderley, prefeito que mudou a feição urbana do centro da cidade. O cronista campinense Cristino Pimentel descreve com espanto estas mudanças que atingiram as ruas de Campina durante esse período. Segundo ele, "[...] As ruas mudam de aspecto, como os homens, de resolução [...]. Não há uma só rua em Campina Grande que não tenha mudado de roupagem com o surto de progresso que a vem transformando desde 1939, época do seu saneamento [...]" (1). E a avenida Floriano Peixoto não ficou imune a essa onda modernizante. Nas fotos que se seguem podemos ver esse intenso processo de mudança que atingiu a avenida desde os anos de 1930.

(1) PIMENTEL, Cristino. Abrindo o livro do passado. Campina Grande: Editora Teone, 1956, p. 57-62.

Abaixo podemos ver a avenida no século passado e as mudanças que foram transformando a sua feição. Vergniaud Wanderley começou por abrir espaço para que a avenida pudesse se alongar no sentido leste - oeste, removendo empecílhos e modernizando o seu trajeto



A avenida nos anos 30, antes das reformas de Vergniaud Wanderley
Foto: coleção particular de Lêda Santos de Andrade


À esquerda a praça Clementino Procópio e ao fundo o Colégio das Damas (1953)
Foto: coleção particular de Lêda Santos de Andrade


A catedral em 1949
Foto: coleção particular de Lêda Santos de Andrade



Nas fotos que se seguem podemos ver a avenida na sua forma atual. Podemos notar como a sua feição atual ainda traz a marca da administração de Vergniaud Wanderley: uma avenida larga com canteiros centrais arborizados, cruzando a cidade.



À direita a antiga Câmara Municipal, hoje biblioteca do município.
Foto: Jameson Ramos Campos


À direita a praça Clementino Procópio.
Foto: Jameson Ramos Campos


À direita, a praça da Bandeira. Ao fundo, de azul, o colégio Damas.
Foto: Jameson Ramos Campos










O antigo cine Capitólio.
Foto: Jameson Ramos Campos

Sobre as intensas mudanças no cenário urbano de Campina Grande nos anos 1930 e 1940 você pode consultar o artigo de Fábio Gutemberg chamado "Campina Grande: cartografias de uma reforma urbana no Nordeste do Brasil (1930-1945)", publicado na Rev. Bras. Hist. vol. 23 no.46. São Paulo  2003. Se preferir, acesse o artigo no link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário