quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um passeio pela feira de Campina Grande



A feira central de Campina Grande surgiu, como muitas outras feiras do interior do nordeste, da necessidade de as pessoas se encontrarem para a troca de mercadorias. No caso de Campina, a feira se deve ao encontro dos tropeiros que atravessavam a região, vindos do interior em direção ao litoral. Os tropeiros paravam em Campina para descansar os animais e se abastecer de produtos que lhes eram necessários. Antes dos tropeiros, a região onde hoje se encontra a feira havia sido ocupada por Theodósio de Oliveira Ledo que fundou alí um aldeamento de índios Ariú (nação Kariri), bem no local onde hoje se encontra a Rua Vila Nova da Rainha. Daí em diante o local se tornou espaço de referência para o encontro de tropeiros e boiadeiros que cruzavam a região em todas as direções. Brotava daí não só o aldeamento que daria origem a Campina Grande como também um dos mais importantes patrimônios de seu povo, a feira central. Por isso, há quem diga que a história de Campina Grande está intimamente ligada à história de nossa feira.

A feira de Campina Grande é uma das maiores de todo o Nordeste e se orgulha de funcionar durante todos os dias da semana, embora a sua apoteose festiva ocorra mesmo no sábado. É issso mesmo. A feira de Campina é realmente uma grande festa, uma festa de todos os cheiros, de todas as cores e de todas as gentes. E ela começa cedo. Desde as primeiras horas da madrugada tem gente vindo de todo lugar, de carro, caminhonete, caminhão, de carroça de burro e tudo o mais, trazendo coisas pra vender. Eles se espalham por todo lado como formigas barulhentas, arrumando as barracas para atender aos clientes que não tardam a chegar. E quando nasce o sol a feira explode em todas as suas cores. Uma algazarra, uma gritaria alegre, um vai e vem de gente comprando, vendendo, trocando, se esbarrando uns nos outros, andando pra lá e pra cá sem ter o que, só pelo prazer de curtir mais um dia de feira.













 
 A feira de Campina está dividida em diversos setores, cada um deles especializado em comercializar um tipo de produto. Tem a feira de flores, a feira de peixe, o mercado central, especializado na venda de carne, cereais e mercearia; a feira de queijo e doces, a feira de roupas, de fumo e por aí vai. O certo é que você pode encontrar de tudo na feira de Campina. Mas o bom mesmo é andar pela feira despreocupadamente, curtindo a agitação, tomando gelada de côco com pastel, ou mesmo sentar numa das inúmeras barracas que se espalham pela feira, comer um picado de bode com uma dose de misturada e se misturar com a ecologia do lugar. Opa! Bota mais uma que essa desceu rasgando.



















Uma delícia a feira de Campina. Um colírio para os olhos e um doce sabor ao paladar. Se você tiver sorte ainda encontra um par de violeiros fazendo versos, uma embolada bem animada ou um sanfoneiro puxando o fole e bebendo cachaça. Difícil mesmo é andar pela feira e saír de lá sem comprar nem que seja uma dúzia de limão.



3 comentários: