terça-feira, 16 de outubro de 2012

As Igrejas Pentecostais de Campina Grande e seus nomes curiosos



Basta andar pelos bairros de Campina para se deparar com uma Igreja Pentecostal com nome, no mínimo curioso. Nações para Cristo, Torre de Vigia e Chama Ardente são apenas alguns dos nomes que aparecem estampados nas paredes de casas simples, galpões, velhos armazéns e todo tipo de espaço coberto onde seja possível abrigar uma igreja. Cada uma delas deve o seu nome à criatividade do pastor ou do lider espiritual do templo, inspirados por uma revelação de Deus, por uma visão criativa do seu lider ou por um outro motivo qualquer. O certo é que os nomes curiosos se sucedem, espalhados por toda a cidade e região polarizada por Campina. 


No distrito de Lagoa de Dentro

Na Catingueira

No Centro, próximo ao Ponto de Cem Reis

Santa Rosa, Av. Costa e Silva

 I.P.V.C.C, no distrito do Alvinho, na vizinha Lagoa Seca


Na feira central, por traz do Sesc Centro

Av. Almirante Barroso, no Cruzeiro

Não é apenas em Campina Grande que essa tendência se prolifera. Esse fenômeno ocorre em todo o país, acompanhando o crescimento do pentecostalismo e a pulverização das seitas pentecostais pelo território brasileiro. E assim estes nomes curiosos se espalham por todo o Brasil. Basta uma pesquisa simples na internet para se encontrar listas e mais listas de nomes curiosos e realmente incríveis. Eu, de minha parte, quando estou de viagem pelo Brasil procuro registrar estas expressões de religiosidade do nosso povo expressas em suas Igrejas. Nas fotos abaixo podemos ver algumas delas.


 João Pessoa, PB

 Distrito/ praia de Carne de Vaca, Goiana, litoral norte de PE

Belo Horizonte, MG

 Belo Horizonte, MG

 Em Juazeiro do Norte, CE

 A MIRRA, em João Pessoa, PB

Em Tangará, RN

Em Campina Grande, o crescimento e a expansão dessas Igrejas é acelerado e bastante dinâmico. Na verdade há um movimento incessante dessas Igrejas, uma espécie de vai e vem constante, caracterizado pela abertura de novas Igrejas e denominações, pelo fechamento de outras e pela mudança constante de templos de um lugar para outro. Um campo religioso em plena efervecência. O bom é que todo canto é canto para se abrir uma Igreja. Pequenas casas, antigos armazéns, galpões novos ou usados e mesmo prédios de diferentes tipos construídos para este fim, servem como espaço para avivamento e propagação da fé.


Na Rio de Janeiro, Liberdade

No distrito de S. J. da Mata

Na BR 230, distrito de Santa Terezinha

Na Vigário Calixto, próximo ao Sesc Açude Velho

Na Catingueira

É isso ai. Pra encerrar, deixo com vocês algumas fotos que retratam a fé do nosso povo e as diferentes formas de expressão da espiritualidade de nossa gente. Querem ver? Primeiro a taróloga Yasmin de Campina Grande. Depois, em Belo Horizonte, MG, a promessa de ter a amada de volta, a consulta espiritual da profetiza Rejane Rocha e as cartas e búzios de D. Samira. Em seguida, a propaganda da Igreja Vento Pentescostal em um carro entre os municípios de Barro e Milagres, no Ceará. Para encerrar, as cartas e búzios de D. Lira, na cidade do Crato, também no Ceará.













Nenhum comentário:

Postar um comentário