terça-feira, 20 de março de 2012

Adeus à fábrica da Caranguejo


Foto: wikipédia

O registro vem com certo atraso. Mas tudo bem. A ferida ainda continua lá, aberta, e não custa nada relembrar o dia em que a fábrica ruiu. Afinal, temos uma memória tão curta e sequer cuidamos do nosso passado, tamanha a ânsia de querer seguir em frente.

Fazia uma tarde quente e ensolarada na serra e eu estava a caminho de João Pessoa. Ia passar o final de semana por lá. Quando me dirigia para a saída da cidade, passando de carro entre o Hiperbompreço e a fábrica da Caranguejo, no açude velho, me deparei com a imagem chocante da fábrica sendo posta no chão. Incrível. Eu, que durante anos e anos me acostumei a ver e a transitar diariamente pelos arredores da antiga e histórica fábrica, olhava atônito o seu fim. A antiga chaminé estava no chão, não havia sequer lembranças dela, e o edifício da fábrica estava sendo devastado lentamente, meticulosa e pacientemente, espalhando poeira por todo lado. Fiquei ali parado, por um tempo, olhando a ruina se avolumar diante dos meus olhos que ardiam com o pó fino dos escombros. Ao meu lado, inúmeros outros olhares, curiosos, contemplavam mais um patrimônio histórico de Campina vir ao chão. Nós, que estavamos alí, assistimos atônitos a uma cena que teima em se repetir em nossa cidade. O avanço do mercado imobiliário sobre áreas de patrimônio histórico, cultural e natural do município vem gradativamente apagando de nossa paisagem urbana as marcas de seu passado. Basta olhar para a região do entorno do açude velho, especialmente a região situada entre o açude e a rua João da Mata. Gradativamente as antigas casas estão indo ao chão, cedendo lugar a torres cada vez maiores. Uma pena. Peguei a minha máquina fotográfica e resolvir fazer um registro. Tirei algumas fotos do grande terremoto que se abateu sobre a antiga Caranguejo.

















A empresa imobiliária que comprou o pédio e botou a Caranguejo no chão promete construir um grande empreendimento em seu lugar. E as obras já caminham a todo vapor. Abaixo uma foto das torres que deverão sugir no lugar do antigo prédio.



Aproveitei também para fazer um vídeo registrando a derrubada das antigas instalações que alí existiam. Um pequeno registro dos últimos momentos da Caranguejo, fábrica que marcou a história recente de Campina Grande. Um vídeo para um último adeus. 
 



4 comentários:

  1. É uma pena ver um pedaço da história da Paraíba ir embora junto com a Caranguejo...

    ResponderExcluir
  2. Passava todos os dias ao lado da fábrica quando eu era criança , hoje moro em Goiás e vendo essas imagens bateu saudade.

    ResponderExcluir