quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Rua 7 de setembro




A 7 de setembro é uma pequena rua localizada bem no centro de Campina Grande. A rua começa nas imediações do monumento a João Rique, na confluência da Marquês do Herval com João Suassuna, e acaba no comecinho da rua Maciel Pinheiro, a antiga Rua Grande. Tipicamente comercial e financeira, a rua abriga as agências centrais do Banco do Brasil, do Banco Itau e do Banco do Nordeste, além de lojas comerciais, bancas de revista e similares. Ela acolhe também um dos prédios mais antigos de Campina Grande, o edifício Rique, que tem a sua lateral voltada para a rua. Nas suas imediações se encontram ainda a rua Cardoso Vieira e a praça Alfredo Dantas, uma das mais tradicionais do centro de Campina. 


O monumento a João Rique.
A 7 de setembro começa em frente ao monumento, à esquerda

Antigamente, bem antigamente, a rua abrigava um dos mais tradicionais hotéis de Campina Grande, o saudoso Hotel Regina que, apesar de ficar de frente para a 7 de setembro, tinha as laterais voltadas para o largo da praça Alfredo Dantas. Nos anos 70 o prédio foi destruído para dar lugar a uma agência do Banco Itaú. A rua também oferece acesso a uma dos mais tradicionais bares e restaurantes de Campina Grande, o Chopp do Alemão, fundado nos anos 50 do século passado, na rua Barão do Abiaí. 













Apesar de bastante agitada nos dias de semana comercial, a rua 7 de setembro é uma rua bem agradável e charmosa, e traz uma grande parte da história de Campina Grande. É ainda mais agradável para um passeio numa manhã de sol de domingo, na calmaria e no silêncio que toma conta da rua. Assim é possível admirar melhor os seus encantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário