sábado, 22 de setembro de 2012

A Travessa Tiradentes




Localizada bem no centro nervoso de Campina Grande, a Travessa Tiradentes mais parece um refúgio de paz e de tranquilidade no agito urbano de nossa cidade. A travessa, uma pequena e estreita rua sem saída, parece mais um braço, um pequeno apêndice da Rua Tiradentes, tradicional logradouro que se estende entre a rua Irineu Joffily e a rua Sebastião Donato. É pela Tiradentes que se tem acesso ao pequeno beco, todo ele composto por residências e edifícios residênciais que abrigam moradores privilegiados. Fiz as fotos numa manhã ensolarada de domingo e a pequena rua parecia dormitar preguiçosamente aquecida  pelo calor dos raios do sol. As poucas e pequenas casas pareciam dormir indiferentes ao dia que corria solto do lado de fora do pequeno e charmoso beco.







No entorno da Travessa Tiradentes agita-se o centro comercial de Campina Grande. Grandes edifícios, lojas comerciais e de serviços, trânsito intenso. Mas, em simbiose com a correria intensa de toda a região, resistem ainda pelas imediações um bom número de moradias residenciais, teimosas e persistentes, que insistem em lutar contra a pressão imobiliária e comercial. A Travessa é um desses espaços de exílio em pleno burburinho urbano. Aqui não há loja comercial, clínica médica ou escritórios de serviços e, portanto, não há correria nem afobamento na ruazinha apertada que desafia a lógica tirânica do mercado.

Um comentário:

  1. Uma das casas mais belas q acho em campina de arquitetura antiga é a casa branca no cruzamento da Tiradentes com a Rui Barbosa.

    ResponderExcluir