sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bares de Campina Grande: O bar de Anacleto

Vamos tomar uma no bar de Seu Anacleto

Para quem gosta de uma cerveja gelada, uma boa cachaça e um ambiente agradável para conversar, o bar do Anacleto é uma boa pedida. Lá você não vai encontrar um lugar amplo e arejado com garçons de gravata servindo o seu copo. Também não vai encontrar o conforto regalado de cadeiras acolchoadas e mesas chiques com tampa de vidro. Lá não! O bar de Anacleto é bem simples. Pequeno e simples. Algumas mesas, tamboretes e cadeiras disputam harmoniosamente o espaço com um grande freezer cheio de cerveja, com os clientes falantes e com o disputado balcão, atrás do qual os filhos de seu Anacleto e ele mesmo, em rodízio, se viram para atender os fregueses. É o típico bar que eu gosto de freqüentar. Pequeno como um bom e agradável boteco, simples e alegre, sempre cheio de gente querendo almoçar ou simplesmente tomar uma antes do almoço ou mesmo dar aquela esticadinha.
Nunca se está só no bar do Anacleto. Ou você já conhece alguém (principalmente se já é freqüentador) ou certamente vai conhecer. Lá a conversa rola à solta. O pequeno ambiente convida os clientes a dividir o espaço do balcão, a sentar-se à mesa de cadeira vazia e dividi-la com um amigo ou um até então desconhecido. Pronto. É só o que se precisa para a conversa correr solta, e os bons amigos reafirmarem a amizade, e novos amigos se encontrarem. Quando fui pela primeira vez ao bar de Anacleto não conhecia ninguém. Cheguei meio desconfiado, tentando me situar. Não deu outra e não foi preciso muito tempo. Quando dei por mim já estava integrado na ecologia do bar, em simbiose com a fauna do lugar.
Anacleto é um bar para pessoas simples, despojadas de orgulho e de frescura. Tem que gostar de balcão, não se importar com barulho ou aperto, saber dividir espaços e não se importar com luxo ou requinte. Professores e alunos, trabalhadores do comércio, flanelinhas e guardadores de carro, sapateiros, marceneiros, profissionais liberais, funcionários públicos e desempregados freqüentam o bar. Gente de todo tipo, condição e origem social se mistura democraticamente para conversar e apreciar uma boa bebida e um bom tira-gosto.






Em Anacleto você escolhe. Quer almoçar? Tudo bem. Tem feijão, arroz, macarrão, verdura e carne de qualidade (geralmente mais de um tipo). O básico e necessário a uma boa refeição. Quer apenas beber e saborear um tira-gosto? Não tem problema! Tem fava na quarta-feira, feijoada na sexta, tem frango assado, lingüiça, bife bisteca de porco, tudo feitinho na hora pelos mestres-cuca do bar. Você pode ainda acompanhar a carne de sua preferência com arroz, feijão e verdura e ainda usufruir de uma boa pimenta. Lá você ajuda a montar o seu tira-gosto.
Anacleto é um trezeano convicto e apaixonado. Contudo, o bar é democrático em termos de futebol, a começar por alguns dos filhos do dono que são raposeiros, e pela mistura de preferências futebolísticas dos freqüentadores. Além de trezeano, Anacleto é apaixonado pelo jogo de Damas. Não se encabule se, à tarde, quando o movimento esmorece, você presenciar uma boa disputa de damas entre jogadores de primeiro time.
Um bar de família, dos homens da família do seu Anacleto. Ele e os três filhos tocam o bar, dividem as tarefas e fazem a alegria de todos.


 Seu Anacleto esperando companheiro para jogar damas


O companheiro chegou


Vá lá. Visite o bar de Seu Anacleto. O bar fica bem no centro de Campina Grande, na rua Getúlio Vargas, em frente a outro bar famoso, o Ferro de Engomar. É fácil chegar lá. Se estiver na Praça da Bandeira, siga a rua que fica ao lado dos Correios. Pergunte que todo mundo informa.

4 comentários:

  1. Sou campinense, sai de Campina em 1975. Conheci seu Anacleto, quando ele tinha a lanchonete na Venancio Neiva esquina com Mons.Sales. Naquele tempo inicio da década de setenta ainda garoto, trabalhava com Seu Magalhães na fabrica de carimbos Rebate. Foram momentos importantes na minha fase adolescente. E hoje deparei-me com essa materia sobre o Bar de Seu Anacleto e me veio na memória parte muito importante do meu passado. E uma das coisas que eu mais apreciava era o famoso pão francês de 100 grs. molhado com caldo de carne e o refresco de cõco. Jamais esquecerei desse tempo.
    Parabéns pela matéria sobre o Bar de Seu Anacleto, me trouxe boas recordações de minha grande Campina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Agradeço por nos prestigia e espero que continue visitando o nosso blog.

      Excluir
  2. Sou campinense, sai de Campina em 1975. Conheci seu Anacleto, quando ele tinha a lanchonete na Venancio Neiva esquina com Mons.Sales. Naquele tempo inicio da década de setenta ainda garoto, trabalhava com Seu Magalhães na fabrica de carimbos Rebate. Foram momentos importantes na minha fase adolescente. E hoje deparei-me com essa materia sobre o Bar de Seu Anacleto e me veio na memória parte muito importante do meu passado. E uma das coisas que eu mais apreciava era o famoso pão francês de 100 grs. molhado com caldo de carne e o refresco de cõco. Jamais esquecerei desse tempo.
    Parabéns pela matéria sobre o Bar de Seu Anacleto, me trouxe boas recordações de minha grande Campina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Espero que continue visitando o nosso blog.

      Excluir