quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A rua Venâncio Neiva




A rua Venâncio Neiva é uma das principais e mais tradicionais ruas do centro de Campina Grande. Ela começa no cruzamento com a Floriano Peixoto, bem em frente à Praça Clementino Procópio, e vai indo ladeira acima até acabar bem de frente com a agência central do Banco do Brasil, na rua 7 de Setembro. Tradicionalmente é uma rua tipicamente comercial, compondo com a Maciel Pinheiro e outras artérias centrais, o grosso do comércio lojista de Campina Grande. É na Venâncio Neiva que se encontra a entrada para o Edifício Rique, um dos mais antigos de Campina, sede da TV Borborema e da extinta Rádio Borborema. É lá que se encontra o Bar do Genival, O Hotel Central, o posto de saúde Dr. Francisco Pinto e a tradicionalíssima loja Brasil Modas, especialista em roupas masculinas e provavelmente uma das mais antigas da cidade. No passado, a rua abrigou também uma das mais tradicionais casas do ramo de material esportivo de todo o município, a loja "A Bola". 










A rua Venâncio Neiva, como todo o centro histórico de Campina, é quase toda formada por construções em estilo Art Déco, seguindo o modelo ditado pelo prefeito Vergniaud Wanderley, após a ampla reforma urbanística realizada em Campina Grande entre os anos 1930-1945. Apesar de algumas reformas recentes terem destruído parte desse patrimônio, modificando substancialmente alguns dos prédios antigos, a arquitetura da rua segue resistindo aos ataques, ao descuido e ao abandono. Andando pela rua ainda podemos encontrar prédios suntuosos, belíssimos mesmo, lembranças de um tempo em que as mudanças e as transformações urbanas foram uma febre em Campina Grande.











No começo do século vinte a rua Venâncio Neiva não era mais que um beco sujo e mal cheiroso próximo à feira de Campina que, na época, se localizava na Rua Grande, hoje, rua Maciel Pinheiro. A sujeira da feira escorria então para a rua ou era depositada por lá. E era tão grande a imundice que a rua ficou conhecida como "beco da merda" ou "beco do mijo", conforme consta no blog cgretalhos. (Acesse o blog e veja a postagem clicando aqui). Só depois da intervenção de Vergniaud Wanderley é que ela começou a tomar jeito e assumir as suas feições atuais. A rua deve seu nome a uma homenagem prestada a Venâncio Augusto Magalhães Neiva, governador da Paraíba entre os anos 1889 a 1891.

Sobre o estilo Art Déco e sua presença em campina grande vale a pena assistir ao vídeo produzido pelo programa Diversidade da TV Itararé. Veja o  vídeo.