quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bar do Genival: uma tradição no centro de Campina Grande




Um dos bares mais antigo e tradicionais de Campina Grande, bem no coração pulsante da cidade, é o bar do Genival. O bar vem resistindo ao tempo numa cidade que vê os bares fechando do dia para a noite. E foram tantos... Na verdade, ele faz parte de um seleto grupos de bares que persistem e resistem ao tempo, como o "Chopp de Alemão", o "Ferro de Engomar", o "Bar de Anacleto", o "Bar do Cuscuz", que vem desde os anos 1970, entre tantos outros que teimam em manter suas portas abertas.




Situado bem em frente ao famoso Edifício Rique, um dos primeiros grandes edifícios de Campina, o Bar do Genival fica numa área privilegiada e nobre da cidade. Está situado em plena rua Venâncio Neiva, no coração comercial da Rainha da Borborema. É um daqueles bares tradicionais que ocupam as áreas centrais das grandes cidades, hoje cada vez mais raros na paisagem urbana. O Genival é um bar e restaurante bastante frequentado por todos aqueles que gostam de conversar, de beber e de comer bem. Para lá vai gente de todo tipo, ocupação e origem social. Para lá vai gente de todo lugar. Comerciários, bancários, professores, profissionais liberais e tantos outros se misturam em simbiose na ecologia humana do bar, numa imensa algazarra festiva, principalmente nos finais da manhã e da tarde. Contudo, o Bar tem uma marca indelével. Como ele está situado em frente ao Edifício Rique, base da TV Borborema e da Radio Clube (e também do já extinto Diário da Borborema), o bar é bastante frequentado por jornalistas e funcionários da empresa de telecomunicação. Eles estão sempre por lá, conversando, almoçando ou mesmo tomando umas e outras.






Eu costumo frequentar vez ou outra o velho Bar do Genival. Posso dizer que sou um freguês das antigas. Ir até lá na sexta ou no sábado pela manhã, em plena efervecência do centro comercial, tomar uma cerveja bem gelada, com um fígado acebolado ou uma dobradinha, ouvindo o burburinho que toma conta do ambiente, é uma experiência das mais agradáveis. Nada como sentar em uma das mesinhas lá do fundo do bar, tomar umas e outras e jogar conversa fora. O balcão do bar também é uma boa pedida. Sempre tem gente bebendo e disposto a conversar.


Rua Venâncio Neiva. No alto, à esquerda, o Edifício Rique, 
em frente ao bar do Genival



O Bar do Genival fica na rua Venancio Neiva, número 282, bem no centro de Campina Grande. Um bar agradável, aconchegante e alegre como a cidade de Campina. Há, o Genival, o dono do bar, é um botafoguense roxo. Nas paredes do bar, por traz do balcão, estão expostos adereços e pôsteres do glorioso Botafogo do Rio de Janeiro, sua grande paixão. Uma atração à parte.